Image Map

terça-feira, 2 de maio de 2017

Meia noite ou o principio do mundo





Portugal, início do século XIX: John Zarco Stewart, filho de uma judia portuguesa e de um escocês, é uma criança endiabrada, sensível e profundamente curiosa, herdeira sem o saber de uma fé amortalhada em três séculos de secretismo. Mas um período de perda e amargas revelações põe um fim abrupto à sua inocência, e só a misteriosa intervenção de um carismático curandeiro, trazido de África para o Porto pelo pai, consegue salvá-lo. Profundo conhecedor da sabedoria milenar do seu povo e antigo escravo, Meia-Noite tornar-se-á o maior amigo de John e determinará o curso do seu destino.
Quando as tropas de Napoleão invadem Portugal, a violência vem perturbar a frágil paz de John. À medida que tudo em volta parece ruir, John desvenda as verdades e mentiras escondidas por aqueles que mais amava e em quem mais confiava. E, já adulto, descobre o ato de imperdoável traição que em última instância devastou a sua família - e que ameaça destruir a sua fé. Para redimir crimes passados, John percebe que deve fazer uma viagem longínqua e perigosa aos Estados Unidos da América para corrigir o que no passado o seu pai terá feito de errado. 

Opinião: Num início místico, o livro começa a dar-nos a conhecer a infância conturbada pelas amizades escolhidas de John, mas é com a chegada do boximane africano que a história dá uma reviravolta e se começam a construir a peça que num puzzle final farão sentido. 
Conta-nos a história de uma amizade e lealdade verdadeira, ao mesmo tempo que nos fala num contexto histórico do tempo da escravatura. Uma mixelândia de temas que torna interessante saber como é que termina uma história tão peculiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário